Paris: je t'aime - PARTE I
10:25OBS: Como são muitas informações que vou trazer para vocês, resolvi dividir o post em duas partes, por questões didáticas e para não ficar muito maçante a leitura!!
PARTE I - CITY TOUR PELA CIDADE (NOTRE DAME, SAINTE-CHAPELLE, PANTHEON, JARDIM DE LUXEMBURGO, ARCO DO TRIUNFO, AV. CHAMPS ELYSÉES E TORRE EIFFEL.
PARTE II - MUSEU D' ORSAY, MUSEU DO LOUVRE, PRAÇA DA CONCÓRDIA, MONTMARTRE , BASÍLICA DE SACRÉ COEUR E MURO DOS "EU TE AMO".
O aeroporto internacional de Paris chama-se Charles De Gaulle, então se você estiver indo direto do Brasil esse será o local em que você irá desembarcar.
![]() |
Imagem extraída da internet |
O ideal é ficar entre o 1 (onde fica o Museu do Louvre) até 8 (região da Champs Elysées). Geralmente quanto mais fora desse "miolo", mais barata é a hospedagem e menos coisas a pé você conseguirá fazer. Tendo que apostar no metrô, que é excelente!!!
O ideal seria, pelo menos, uns 5 dias na cidade luz, assim você conseguiria colocar no seu roteiro a cidade de Versalhes, dentre outros lugares. Pois tem bastante coisa para se fazer em Paris, muita mesmo!!
Todo esse circuito fizemos a pé! E olha, você nem sente! Quando vê já está em frente à torre... 💓
De lá da Igreja Sainte Chapelle partimos a pé para o Jardim de Luxemburgo.
Esse espaço maravilhoso foi idealizado por Maria de Médicis, a viúva de Henrique IV, que tinha o sonho de replicar o grandioso palácio de pitti, localizado em Florença.
O Jardim de Luxemburgo é um dos lugares mais frequentados pelos parisienses, e ganhou também o coração dos turistas. Com cerca de 22 hectares totalmente arborizado, com canteiros super floridos, lagos e esculturas espalhadas por toda parte, torna-se um local maravilhoso para contemplar a vida ou fazer um belo piquenique (ahh, os parisienses adoram!! Geralmente compram um vinho, queijo e pães e levam para comer lá).
Depois desse passeio maravilhoso, paramos para comer em um típico café parisiense. Ali mesmo próximo ao Jardim de Luxemburgo.
Tartare de boeuf - prato bastante popular por lá, peça para acompanhar um vinho bordeaux. A combinação é divina! |
Depois do almoço, passamos para conhecer o Pantheon.
O lugar foi construído em meados do séc. XVIII para abrigar e homenagear as grandes personalidades que marcaram historicamente a França. Ele é um dos grandes pontos turísticos da cidade, e vale muito a pena a visitação.
Por lá é possível ver o túmulo de figuras icônicas como Victor Hugo e Jean Monnet. Além dos túmulos, você poderá visitar no local o famoso pêndulo de Foucault, construído para demostrar como funciona a rotação da terra.
Após, voltamos para o Hotel para fazer aquele "pesinho", pois a tarde ainda prometida muito passeio!!!
Depois do descanso merecido, fomos conhecer o famoso Arco do Triunfo.
O arco do triunfo é um monumento representativo da vitória do exército francês sob o comando de Napoleão. E perto de outros que já vi pela Europa é, sem dúvidas, um dos maiores!! Possuindo mais de 50 metros de altura.
Se você dispõe de um pouco mais de tempo, sugiro subir no Arco, pois a vista de lá é muito linda!! Você tem uma visão de toda Champs Élysées (prepare as perninhas, pois a subida é toda feita por escadas).
DICA DE OURO - MUSEUM PASS
Dependendo do seu roteiro e dos dias que você tem na cidade luz, super sugiro você comprar o Museum Pass. Além de gerar uma economia enorme de tempo (pois geralmente a fila é diferenciada e você não tem que passar pelo guichê de compra) você também poupará dinheiro!!
Caso você fique mais de dois dias líquidos por lá, já tá valendo a compra!!
O passe possui três versões:
- 2 dias consecutivos: 48 euros;
- 4 dias consecutivos: 62 euros; e
- 6 dias consecutivos: 74 euros.
Você pode comprá-lo pelo site (CLIQUE AQUI).
Considerando que a maioria dos monumentos custam mais de 10 euros para você visitar, bem como que o referido passe inclui monumentos como o Louvre, Museu d'Orsay, Arco do Triunfo, Palácio de Versalhes, dentre outros, você economizará um dinheirão! São cerca de 60 museus e/ou monumentos inclusos no supracitado ticket.
Não comprou com antecedência? Relaxa, em cada museu participante você poderá adquirir (Exceto no Louvre).
A avenida mais bonita do mundo |
Seguimos andando pela "La plus belle avenue du monde" (É assim que os parisienses se referem a Champs Élysées), e passamos pelas grandes lojas que a compõe.
Cercada pelo maravilhoso Jardim des Tuileries e a Place de la Concorde (uma das maiores praças de lá), marcam o início do passeio pela famosa avenida. Logo após, é possível encontrar a fonte de Vênus e o Obelisco de Luxor, e mais a esquerda o Petit Palais (museu histórico das belas artes).
Mais à frente é possível avistar a longa extensão de área comercial de grandes lojas e restaurantes.
Seguimos até a Torre Eiffel. Se você não for tão crazy igual a gente, sugiro dividir tudo isso que a gente fez em dois dias de passeio. 😂
UM POUCO DE HISTÓRIA...
A Torre Eiffel, concebida pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, é sem dúvidas um dos monumentos mais marcantes de Paris. Tendo sido construída para comemorar o centenário da revolução francesa e para servir como marco de entrada da Exposição Universal de 1889.
A torre cabeceou o ranking de estrutura mais alta do mundo por muitos anos, possuindo mais de 300 metros de altura, construída em cerca de dois anos.
A sua construção dividiu a população da França à época, alguns achavam uma loucura, uma verdadeira aberração, e no início surgiram até boatos de que a torre seria desmontada devido a sua baixa rentabilidade.
Mas as coisas mudam, né? Atualmente é um dos monumentos pagos mais visitados do mundo e visto por milhares de pessoas.
A torre possui dois observatórios ao alto (quase igual a torre de Brasília, SQN 😅), uma no segundo andar e a outra no topo (cerca de 324 metros).
É uma experiência bacana subir na torre, pois a vista é muito bonita!!
PREÇOS...
Só achei bem salgado os preços. Para acessar a primeiro estágio, paga-se uma taxa de 16.30 euros (adulto). Já o último estágio (o que eu acho que vale a pena visitar) é praticamente o dobro: 25.50 euros.
Tem uma pequena diferença de preço, para caso você opte por subi-la a pé (que eu não aconselho muito). São cerca de 1.665 degraus!! 😰
Além do mais, utilizando-se as escadas só é possível entrar nos dois primeiros andares da torre.
COMPRE O INGRESSO ANTECIPADO E POUPE AS LONGAS FILAS (CLIQUE AQUI)
Aproveite para explorar aos arredores da Torre, possui uma área verde incrível e alguns quiosques com crepes deliciosos! |
Nesse dia não entramos no Museu, apenas contemplamos a sua beleza pelo lado de fora... Que vou te falar: é simplesmente maravilhoso!!
O referido Museu fica localizado no 1° arrondissement, próximo ao Jardim das Tulherias, e está instalado no Palácio do Louvre, construção originalmente feita para servir de fortaleza. O passeio pelo Louvre é obrigatário! Tire pelo menos um dia para conhecer as suas obras e explorar o local, pois é um dos maiores museus do mundo, contendo milhares de obras, sendo centenas delas super famosas!!
A região próxima a ele também é fantástica, você pode conjugar o passeio com uma visita ao Jardim das Tulherias e aproveitar para fazer um lanchinho nas dezenas de restaurantes que cercam o local.
OBS: NÃO É POSSÍVEL COMPRAR OS INGRESSOS DO LOUVRE NO LOCAL, AS VENDAS SÃO FEITAS APENAS PELA INTERNET. VOCÊ TAMBÉM PODE UTILIZAR O SEU MUSEUM PASS.
- Existem vários cambistas que vendem ingresso em frente ao Louvre, porém com preços mais salgados.
Montmartre |
Existem duas grandes marcas: a Ladurée (mais famosinha e comercial) e a Montmartre (bem mais saborosa e barata).
A Montmartre fica logo após a saída lateral do Louvre.
Os melhores que já comi na vida, bem macios e com um recheio super cremoso (Montmartre) |
Ladurée |
0 comentários