Cajón Del Maipo

13:15


Cajón del Maipo é um dos passeios mais imperdíveis para se fazer em sua visita a Santiago, dando um pouco mais de aventura e de belas paisagens à sua viagem.

A região até pouco tempo não procurada pelos turistas virou um dos points "queridinhos" para quem visita a capital chilena. Mas para os nativos, já é um destino de final de semana há tempos!! 

Já tinha visto várias fotos desse lugar incrível, que quando soube que ia para Santiago a única certeza que eu tinha era que iria conhecê-lo!!! 

Cercado pela Cordilheira dos Andes, o local fica cerca de 110 km de Santiago, situado na cidade de San José de Maipo, sendo um passeio para um dia inteiro. 

A região ganhou mais notoriedade após a construção da represa Embalse El Yeso. Sim, apesar da aparência, não se trata de um lago, mas uma represa de água de degelo dos andes,  que atende a maior parte da demanda de abastecimento de Santiago.

Foto: Karinna Santos (Escapada Tour Chile)
Por ser próxima de Santiago, não sugiro visitá-lo em um final de semana, pois tende estar bastante cheio, principalmente na primavera ou verão, quando o pessoal vai para nadar e fazer aquele picnic.

QUANDO IR: 


Dá para ir praticamente toda época do ano, o que vai mudar é o cenário que você encontrará por lá. 

Diferentemente do Brasil, na teoria, o Chile tem as estações do ano bem definidas. O verão fica entre os meses de novembro até o final de março. Já o outono, entre abril e maio (começa a ficar friozinho). Por fim, a temporada de inverno vai de junho até meados de agosto. Já a primavera fica entre setembro e outubro, quando o clima começa a esquentar. 

Mas a natureza é natureza, né minha gente?! Fomos no meio de outubro que, teoricamente, não se viria mais neve. E o que a gente encontrou por lá? NÃO SÓ GELO, MAS COMO NEVOU! 

O clima por lá é um pouco diferente de Santiago por ser mais alto, cerca de 2.800 de altitude.  

Algumas pessoas não indicam vistar no inverno, em razão de ficar um pouco perigoso o trajeto. Quando neva muito, os carros não conseguem transitar na região, então boa parte da trilha é feita a pé com neve, muitas vezes, até o joelho.


Outro ponto a ser considerando antes de ir no inverno é a temperatura, ainda mais para nós brasileiros, que não estamos acostumados com essa friaca. A mínima nessa época costuma registrar muitos graus negativos!!!


No dia escolhido no nosso roteiro, tava chovendo, nublado e fazendo muito frio! No início fiquei um pouco desapontada, pois era um dos passeios mais esperados por mim. Mas me surpreendi, valeu super a pena, pois inesperadamente nevou, e foi lindo! Nunca tinha visto nevar na vida, então foi uma experiência sensacional. 

Uma amiga foi exatamente um dia antes e conseguiu encontrar o lugar com um visual bem diferente!!! 
Foto: Karinna Santos do Esacapada Tour

DICA DE OURO: Feche o passeio com uma agência de qualidade

O diferencial desse passeio é a escolha da agência em que você fará o tour. Muitas fornecem esse serviço saindo de Santiago, e você pode até encontrar por vários valores diferentes. MAS TOMA CUIDADO, feche com uma empresa que preste um serviço diferenciado!!! 

Eu não sou  nada fã de turismo massivo, então fujo de lugares que se preocupam somente com quantidade e desprezam a qualidade. Sempre pesquiso bem isso! Então, vai uma dica muito especial. 

Fechamos o nosso passeio com a Escapada Tours Chile, uma empresa bem intimista que presta um serviço bem personalizado, de acordo com o seu perfil e para seletas pessoas.

Realmente essa empresa tem um diferencial, a Karina é brasileira e casada com o Sebastian, que é chileno e um chef de cozinha de mão cheia.  

Os serviços por eles prestados tem como enfoque mostrar o Chile de uma maneira diferente: através da sua gastronomia. Com pratos e ingredientes cuidadosamente selecionados de cada região do país (do norte ao sul).  Não é um mero passeio, mas sim uma verdadeira experiência... e daquelas bem únicas!!!

Eu sei que todos os tours para lá costumam incluir umas "comidinhas", mas acreditem no que estou dizendo... NÃO TEM NADA COMPARÁVEL!!!

As outras oferecem um serviço bem mais simples, um lanche com coisas já prontas (doritos, azeitonas e uns queijinhos). O Sebástian COZINHA PRA VOCÊ!  Isso é sensacional. 

QUANTO CUSTA:

Por ser um pouco distante de Santiago, ter um coquetel e ser um dia inteiro de passeio, o custo fica entre 55 mil pesos (um grupo de até 4 pessoas) ou 150 mil pesos chilenos (tour exclusivo para casal), aproximadamente  R$ 324 e R$ 900, respectivamente (Contudo, solicito consultar o preço atualizado, tendo em vista a referência ser do ano passado).

O PASSEIO:

O Tour começa logo cedinho, às 7:00h da manhã eles vão te buscando no hotel.

De Santiago até lá são, em média, 2h de viagem. A primeira parada é para conhecer o centrinho da cidade de San José, uma cidadezinha bem pequena e pacata, onde tomamos um café colombiano delicioso em uma vendinha bem local.


Não havia quase movimento, e o tempo também estava bem friozinho!


A praça é super arrumadinha, dá muito gosto de se ver... Tudo bem limpinho e organizado.

Voltamos para a van e seguimos viagem até o Embalse El Yeso. O tempo começou a fechar ainda mais, por isso acabamos nem parando em alguns mirantes que ficam no meio do caminho.


É possível fazer essa viagem com carro alugado, mas tem que ter em mente que a pista lá é um pouquinho perigosa, pois você passará constantemente ao lado de precipícios e de estradas que mal cabe um carro!!! 


A região tem muita oferta de passeios de aventura, como rafting, canionismo e tirolesa. 

Além da represa há também a possibilidade de conhecer as águas termais da região. Há três opções: as Termas del Plomo, os Baños de Morales e os Baños de Colina. Muitas pessoas acabam conhecendo-as em um combo com o Embalse, mas há quem diga que não vale muito a pena, pois é um lugar sem muita estrutura e acaba tornando o passeio um pouco maçante.


A MELHOR PARTE DO PASSEIO:

Todo mundo sabe o quanto eu adoro comer, né? Sempre considero isso um dos pontos altos da viagem. E sem dúvidas o Coquetel fornecido pela Karinna e o Sebastian foi DIVINO.
Foto: Karinna Santos do Esacapada Tour
Como o tempo estava um pouco virado, não deu para montar a estrutura dos "comes e bebes" as margens da represa, pois tava nevando e fazendo bastante frio.  Então, eles prontamente nos levaram em uma espécie de refúgio da região, onde tinha uma lareira e uma musiquinha bem típica ao fundo. Foi super especial aquele momento.

Aos poucos ia saindo cada prato surpreendente, juntamente com as explicações das combinações dos ingredientes, que harmonicamente casava com o vinho Emiliana, escolhido por eles, de uma vinícola do Valle de casa blanca, que tem como foco a produção orgânica das uvas.

E os detalhes que fazem a diferença, sabe?! Tudo era perfeitamente pensado, as fitinhas do vinho, a delicadeza das louças e dos produtos utilizados. Não tem como não se emocionar com tamanho carinho com o cliente!!!
Os queijos e o "jamón" eram todos feitos por ele, tudo muito gostoso e especial.



Foi uma experiência sem igual. E indico o serviço deles de olhos fechados!! 

CONTATOS - ESCAPADA TOUR CHILE: (56) 968796150
Beijos e até a próxima.


OBS: Recentemente houve um acidente de carro inclusive com brasileiros a caminho de Cajón del Maipo, tendo o local ficado restrito para visita. Portanto, sugiro verificar a disponibilidade do passeio.

Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.