Perito Moreno

10:55


Quando se fala em Patagônia Argentina já vem em mente Ushuaia, mas vim aqui te falar que El Calafate também é cheia de charme e atrações imperdíveis.

Aposto que você já ouviu falar do Perito Moreno. Se não, vou te dar aqui alguns BONS motivos para por na sua rota esse local DIVINO!!! E El Calafate é a base ideal para se conhecer esse "gigante de gelo".

O Perito Moreno é uma das geleiras mais imponentes e já foi até intitulada de "oitava maravilha do mundo moderno", devido à sua grandiosidade e formosura. É um dos poucos glaciares, quiçá o único de toda América Latina, em que é possível fazer uma caminhada e conhecê-lo assim, de maneira tão acessível.


Localizado no Parque Nacional Los Glaciares, cerca de 80 km de El Calafate, é cercado por boques e montanhas, além dos extensos tapetes de estepe patagônico (aqueles arbustos baixinhos de tons amarelados), que tornam o próprio trajeto um ponto turístico.

Apesar do "Moreno" ser o mais conhecido, o parque possui um total de 356 geleiras. 😱


Se você estiver alugado um carro, é super tranquilo ir ao Parque, não há necessidade de contratar guia e os ingressos podem ser comprados lá mesmo. A viagem até lá é uma delícia!!! Ela é toda ladeada por um imenso lago, que viram verdadeiros espelhos a depender dos raios de sol. Fiquei apaixonada!!!


Outra opção para conhecê-lo é fechando uma excursão. A Hielo y Aventura é a única empresa autorizada a levar os turistas até a geleira, oferecendo o translado e mais outros três passeios:

1 - Mini trekking;
2 - Big Ice;  e
3 - Safari Náutico. 

Eu sugiro fazer o Mini trekking (2h) ou o Big Ice (4h) se tiver mais condicionamento físico. A vantagem deles é que você já ganha o passeio de barco embutido, pois para ir até a outra margem do lago pega-se um barco táxi, e já dá para ir aproveitando e registrando cada minuto.

Você pode reservar o mini Trekking até um dia antes, indo na loja da Hielo y Aventura que fica na Avenida Libertador San Martin, ou também antecipadamente pelo site.

Existe a possibilidade de comprar o mini trekking dentro do próprio parque, mas aí fica no critério de ter disponibilidade. Não aconselho fazer isso em alta temporada. No parque, também só aceita dinheiro em espécie, dólar ou pesos.

VALORES: O preço do mini trekking é de 100 dólares por pessoa, cerca de 3.500 pesos. Já o valor da entrada do parque custa 600 pesos, mais ou menos 60 reais. Caso você feche o passeio com o translado, fica em torno de 4.500 pesos.

PARQUE NACIONAL LOS GLACIARES 

Reservamos o dia para conhecer o parque, de manhã fomos até o Perito Moreno pela passarela e a tarde fizemos o Mini trekking. Aconselho fazer os dois em dias separados, pois ficou um pouco corrido! 

O parque é super organizado e tem uma infraestrutura turística muito boa, com acessibilidade para pessoas idosas, com mobilidade reduzida e crianças. 

Você irá fazer um percurso de até 7km de passarelas, que te levam bem à frente da enorme geleira, que tem cerca de 5km de frente e 60 metros de altura. As passarelas são feitas de um material bem resistente que não enferruja com a ação do tempo, e até agregam um charme ao lugar.
Tava tirando foto quando um passaríneo posou bem do meu lado!!! Fofura demais.
PERITO MORENO DUAS VEZES: Já ouviu dizer que quando algo é bom a gente pede Bis?  Eu amei tanto conhecê-lo que não foi suficiente vê-lo apenas uma vez.  O dia previsto no nosso roteiro estava bem frio e fechado, mas foi espetacular mesmo assim. Fiquei deslumbrada com o seu tamanho e com a tranquilidade que estava naquele dia, não tinha ninguém: era só a gente e aquele infinito de gelo, ficamos horas observando-o.

Enquanto isso, alguns pedações se despregavam vagarosamente e nos surpreendia com um estrondoso som. A neblina atrapalhava um pouco a visibilidade, e eu não conseguia enxergar de fato até onde terminava tudo aquilo.

No dia seguinte, abriu um sol maravilhoso, e senti no coração que precisava voltar lá e ver de novo aquele lugar, agora todo iluminado.



Parecia um local totalmente novo, com outras cores e mais cheio que antes. Tive uma percepção bem distinta. Mais bonito? Não, diria que uma beleza diferente. 

É assim quando enxergamos todos os pontos de vista e sabemos aproveitar o que term de melhor em cada um deles. 😀
Encontramos uma raposinha linda no segundo dia! Bem pertinho do estacionamento
1º Dia: nublado
2º Dia já com bastante sol!! Aquela paradinha no mirante!!!
Não obstante os efeitos do aquecimento global, dizem que o Perito Moreno é um Glaciar bem equilibrado, pois ao mesmo tempo em que derrete, cria-se mais volume de gelo. Segundo a explicação do guia, ele faz parte do Gelo Continental Patagônico, um dos poucos resquícios ainda existente da era do gelo. O seu tom azul profundo é de arrancar suspiros!
Glaciar
Foto: Brasileiros em El Calafate
Apesar de ser o Glaciar mais conhecido, ele não é o maior nem muito menos o único da região. O glaciar Upsula é um dos maiores, porém somente se pode conhecer através de passeio embarcado.

Ficamos até às 12h nas passarelas, e subimos para comer algo na lanchonete (que é muito estruturada e tem bastante coisinha gostosa, por sinal).

Caso você resolva fazer todo o circuito das passarelas, não se preocupe com a volta!! Eles possuem transporte nos dois pontos de saída/entrada para as passarelas. Fazendo esse translado de volta até o estacionamento.

MINI TREKKING ATÉ O PERITO MORENO

Nunca pensei na vida que um dia ia andar em cima de uma geleira! Foi sem dúvidas uma das minhas  experiências mais impressionantes.

Esse passeio tem algumas restrições, pois somente pode ser realizado por pessoas de 10 até 65 anos, também não é aconselhado para pessoas com sobrepeso, com doenças vasculares e para mulheres "embarazada= grávida" (adoro essa palavra) 😅😅

A aventura começa no porto "Bajo de las Sombras", que fica um pouco antes do Mirador da geleira. Isso dentro do Parque.


Lá, você pegará uma embarcação para cruzar o Lago Rico, chegando à beira sul do Perito Moreno. São uns 20 minutinhos de navegação. Logo após, chega-se em uma espécie de refúgio, onde os guias dividem os grupos em hispanohablantes e quem fala inglês. Cada grupo pode ter no máximo 20 pessoas.


Depois das dicas do trajeto, começa uma caminhada de 20 minutos, mas nada complexa, em umas espécies de rampas, beirando o lago.

Chegando na geleira, os instrutores colocam os "crampons", uma espécie de solado de ferro com pinos que são acoplados ao seu calçado e te permitem andar no gelo sem escorregar!

Eu aprontando como sempre! 

A DICA DA LU: 
Vá com botas adequadas para trekking, de preferência impermeáveis. A luva também é um adereço mais que essencial, pois evita o seu contato direto com o gelo. Lembra-se que gelo queima igual fogo!!!

E vá bem quentinha! Eu sei que quantidade de roupa é uma coisa muito relativa de pessoa para pessoa, mas três camadas costumam segurar bem o frio. 😆

Uma das coisas mais bonitas do passeio, são as fendas azuladas que aparecem a todo instante.  É possível apreciar uma variedade enorme de diferentes formações e até mesmo lagoas!! É muito lindo de se ver.


Encontrei até alguns White walkers no caminho!!! 😅


Apesar de parecer uma tremenda "gelada" achei super seguro, e os guias também passam bastante tranquilidade.  Eles explicam direitinho como caminhar no gelo... É preciso manter os pés um pouco separados e "tortinhos" no estilo pinguim mesmo!! 🐧🐧🐧🐧

E para fechar o passeio com chave de ouro, eles ainda fornecem uma rodada de uísque com o gelo extraído dali mesmo: do Perito Moreno!!! É uma experiência de fato única.


Não deixem de fazer esse passeio!!


Beijos e até a próxima!!!


VEJA TAMBÉM: DICAS DE EL CALAFATE

Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.