Morro Branco - Ceará

05:39


O Ceará é praticamente minha segunda casa!!! Um estado de grandes riquezas naturais, e berço de grande parte das pessoas da minha família paterna. 

Em nossa última visita à Fortaleza resolvemos dar uma esticada e ir ao litoral leste (lado oposto ao de Jericoacoara).

Antes do auge de Jeri, Canoa Quebrada e Morro Branco eram as responsáveis por atrair inúmeros turistas ao estado do Ceará, em razão de suas belíssimas praias e da tranquilidade dessa região, que  em nada se parece com a badalada e movimentada Fortaleza.

Localizada apenas a 93 km da capital, você pode facilmente colocá-la no seu itinerário de viagem à Canoa Quebrada, já que fica no caminho.



Esse "pit stop" vale super a pena, pois Morro Branco está entre as mais belas praias de todo o estado.

O Monumento Nacional das Falésias forma um incrível labirinto colorido, que mais parece cenário de filme. Suas areias das mais variadas tonalidades rendem fotos indiscutivelmente lindas!!!




COMO CHEGAR:

Diariamente saem de Fortaleza ônibus da empresa Viação São Benedito até Beberibe. A passagem custa R$ 11,85, durando, em média, 2h de viagem.

O ônibus já desembarca bem próximo ao Centro de Artesanato, e você não terá problemas em se localizar!!!

Caso você queira ter mais mobilidade, o ideal é alugar um carro!!! Eu sempre gosto dessa opção, pois me permite ficar mais ou menos tempo e ajustar o roteiro bem do meu jeitinho. Sem contar que a diversão é garantida!!!


Viajar com a família é  tudo de bom!
Indo de carro, saindo de Fortaleza no sentido ao litoral leste pela CE – 040 a 85 km (1 hora 15 minutos aproximadamente) você chegará a Beberibe.

É possível chegar também pela BR-116. Em perfeitas condições de tráfego (livre de caminhões) a CE-040, passando pela entrada das cidades de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel, é a via de acesso para que os turistas conheçam esse lugar paradisíaco.

Ao encontrar na estrada a placa que o recebe, pode entrar sem receio. Você vai encontrar praias, falésias, dunas e várias outras atrações.


Aproveite para se divertir com as belezas locais. É bem comum no Ceará ver rebanhos de bodes e cabras pelas ruas

QUANTO TEMPO FICAR:


Muitos visitantes acabam conhecendo a cidade através do famoso passeio 3 em 1 (três praias em um dia) que sai de Fortaleza.

Apesar de também ter conhecido a cidade de maneira bem breve, sugiro dedicar pelo menos um dia  inteiro para conhecê-la.

Caso isso não seja possível,  recomendo ficar pelo menos um período, preferencialmente pela manhã que é quando, normalmente, a maré está mais baixa.


PASSEIOS:

Se engana quem pensa que Morro branco se resume nas falésias. O artesanato local, as praias e o povo alegre e hospitaleiro fazem da cidade um destino ideal para curtir as suas férias.

Um dos passeios mais populares é o de buggy, pois te permite conhecer vários pontos da região.

A oferta é bem grande, logo na entrada da cidade você verá vários "bugueiros". Então, capriche na pechincha!!! O preço do buggy ficou por 120 reais.



As paisagens de Morro Branco são tão lindas que já foram utilizadas para rodar vários filmes e novelas globais. As mais célebres foram a novela "Final Feliz" e a Tropicaliente.

Na sua visita, é possível conhecer a casa onde serviu de locação para os personagens José Wilker e Natália do Valle. Atualmente, funciona como uma loja de artigos locais, e tem uma das vistas mais privilegiadas da cidade.




GRUTA DA MÃE ÁGUA



A Gruta da Mãe água é um dos pontos de parada do passeio de buggy, e somente pode ser visitada quando a maré está baixa. Ela foi assim intitulada em razão de minar água de seu teto.

PASSEIOS DE JANGADA 



Na praia é possível fazer passeios de jangada junto aos pescadores locais. Para quem gosta de aventura é uma experiência imperdível.

 EXPERIMENTE A CULINÁRIA LOCAL



Fartura é um ponto característicos dos pratos no Ceará. E Morro Branco ganha no quesito preço.

Pratos riquíssimos, bem servidos e com preço justo. Ah... é cervejinha sempre gelada!!! 💓😍

AS FALÉSIAS

As falésias mudam de cor conforme se avança pelo labirinto formado pelos morros, passa do vermelho ao laranja, amarelo, dourado... É de ficar fascinada!! 

O labirinto de falésias desemboca no mar, e o visual é incrivelmente lindo.


As falésias por si só já são lindas, e o mar, calmo e clarinho completa a paisagem. Além disso, fontes de água doce brotam entre seus morros tornando o lugar ainda mais cheio de magia.

A variedade de areias são formadas através da sedimentação das rochas, que passam por erosões lentas ao longo dos anos. 

Os pedaços de pedras que se soltam são levados pelo vento e pela água da chuva, onde são unidos às algas, conchas e argila presente no fundo do mar, e futuramente empurrados novamente para a praia. A cor da areia, portanto, depende do tipo de mineral presente no solo e do material a qual se mesclou durante esse ciclo.

O monumento Natural das Falésias é uma unidade de conservação de proteção integral, não sendo possível circular por lá sem guia. Infelizmente, algumas pessoas acabam danificando as falésias durante o passeio, escrevendo nomes e retirando as formações geológicas. 😭


Os guias não fixam um preço, mas geralmente cobram 10 reais por pessoa. 

Então, põe na rota mais este lugar!!!


Beijos e até a próxima. 

Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.