Vinícola Ravanello - Gramado

15:05




Viajar a Gramado é sinônimo de comer bem e apreciar um bom vinho!!! Ainda mais se você optar por ir na época do inverno. 

Conheci a cidade pela primeira vez em 2014 e, este ano, tive a oportunidade de regressar, para não só rever as coisas que tinha gostado, mas com a ideia também de conhecer a região de Bento Gonçalves, que é referência na produção de vinhos.


Viajamos no final de maio, bem no ápice da crise de abastecimento que assolou o país. 

Chegando no aeroporto (sim, por sorte embarcamos), só conseguimos alugar o carro, porque tínhamos reservado com bastante antecedência (DICA PRA VIDA: SEMPRE ALUGUE CARRO ANTES, não deixe para reservar no local, principalmente em véspera de festas e feriados). Só tinha um detalhe, o carro estava praticamente com meio tanque para ir e voltar da Serra.

Diante disso, decidimos abortar a ideia de ir até Bento, e resolvemos explorar um pouco mais a região aos arredores de Gramado.


E de maneira bem despretensiosa conhecemos a Vinícola Ravanello, um local maravilhoso que além dos vinhedos e do moderno maquinário para produção de vinhos, possui aparência igual as das construções que vi pela Toscana.


Foto da lojinha que fica na propriedade

Chegamos sem agendar (já que a ideia inicial era fazer a rota dos vinhos) e fomos super bem recebidos pelo proprietário da vinícola, Normélio Ravanello. 

A Vinícola é uma empresa de origem familiar, com foco na produção de pequenas quantidades de vinhos. O Sr. Normélio nos contou todo saudoso, que desde jovem participava das atividades vitivinícolas da família.

Apesar da aparência centenária da propriedade, ela foi fundada no ano de 2010.
Mesmos maquinários usados nas produções da Itália

A proposta é elaborar espumantes e vinhos finos de alta qualidade, bem como vendê-los diretamente ao consumidor sem intermediação. A vinícola possui uma estrutura laboratorial para o controle da qualidades dos produtos produzidos, e as uvas são todas selecionadas manualmente.




É possível fazer uma visita guiada pela propriedade e degustar os vinhos por eles produzidos. 🍷🍷🍾🥂

Confesso que a qualidade do produto me surpreendeu bastante! É muito bom ver um vinho nacional tão rico e complexo. Não perde em nada para os rótulos produzidos mundo a fora.



💰 Paga-se 35 reais por pessoa para visitação.

E por lá,  lhe é explicado passo a passo cada etapa da produção do vinho.

Algumas espécies de uvas são produzidas na propriedade




Não reservamos a visitação, mas aconselho fazer, principalmente, quando for em alta temporada. As visitas guiadas acontecem de segunda a sábado às 10h; 11h; 14h; 15h e 16h (É bom ir cedinho para conseguir fazer a visita em grupo menor).


Para conhecer um pouco mais dos vinhos produzidos nesta vinícola acesse o site.

Os vinhos da vinícola Ravanello não são comercializados por representantes ou terceiros, você somente conseguirá comprá-los na propriedade ou pelo site. Ahhh, eles entregam para todo o Brasil!!!  💟

Confira também o roteiro de 3 dias em Gramado.





Beijos e até a próxima!!!




Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.