Cozumel: a joia do Caribe

08:10


Um lugar paradisíaco de águas verdejantes, assim é Cozumel, a Ilha mais populosa do Caribe Mexicano.

Há várias opções para se chegar na Ilha. A mais comum é pelos ferries que partem de Playa del Carmen, mas há também a possibilidade de conhecê-la mediante os Cruzeiros que atracam em seu porto. 🚢


Além de ser um paraíso de águas cristalinas, Cozumel possui a segunda maior barreira de corais do mundo (perdendo apenas para a australiana) e, por isso, tornou-se um dos destinos mais cobiçados para a prática de mergulho.  🐟 🐠

Apesar da Ilha não ser muito grande é recheada de atrações e atividades.

Conhecemos Cozumel em um Cruzeiro da Royal Caribbean que fizemos pelo Caribe.

Descemos no porto às 10h da manhã, e fomos direto em busca de uma locadora de veículos. Logo na saída do porto você verá algumas opções. Apesar da vontade imensa de alugar um fusca conversível, optamos por pegar um carro mais novinho e não correr o risco de ficar no prego, rs.

ATENÇÃO: os carros em Cozumel não costumam ter um bom estado de conservação, portanto, dê uma checada antes de alugar, para que suas férias não vire um transtorno.

Dar a volta à Ilha é uma tarefa simples, pois são apenas 70km, percorrido de carro ou moto. 
Esse é o passeio mais feito pelos turistas que vão desfrutar do local em apenas um dia.

Apesar de achar bem sofrível conhecer tudo em apenas algumas horas. Eu até pretendo voltar e ficar um pouco mais... Pelo menos uns 2 dias inteiros.

As praias são praticamente juntinhas, então você não terá problema em se localizar mesmo sem GPS. 
Como estávamos com o tempo apertado (pois tínhamos que estar a bordo às 16h), resolvemos ir direto às praias e deixamos para conhecer o centrinho caso sobrasse um tempinho (San Miguel).

O nosso primeiro ponto de parada foi na Playa de San Francisco um local com bastante infraestrutura, brinquedos aquáticos, SUP, Caiaque, bares e restaurantes.



Essa é a primeira praia do Mapa para quem vem do pier. Cobra-se uma taxa de 20 dólares para entrar, mas está incluso o aluguel de SUP ou Caiaque, e você ainda consegue converter 10 dólares em consumação.
Piña Colada
Os preços dos petiscos valem a pena!!! 
Ficamos algumas horinhas por lá, aproveitamos para caminhar na extensão da praia. E encontramos um pier super charmoso e umas redinhas para ficar curtindo a paisagem.



Nossa segunda parada foi no Punta Sur Eco Beach Park, que é um parque localizado ao extremo sul de Cozumel.



Paga-se um taxa de 20 dólares por pessoa para entrar no parque. Mas o local é realmente INCRÍVEL, pois dispõe de muitas atrações, além da praia ser realmente maravilhosa.

Vale a pena gastar mais umas horinhas nesse lugar. A vontade que eu tinha era de passar o dia inteiro!!!

Acredite se quiser, não tem filtro nenhum nessa foto!!! É ou não é um paraíso?


A área do Parque Punta Sur é uma reserva ecológica extremamente protegida. 


A estradinha do local é toda de areia e a distância entre a bilheteria e o farol é de, aproximadamente, 5 km. 



A vegetação é exuberante e com areias branquinhas,  habitat ideal para as iguanas, que dão um charme a mais ao lugar.


A praia tem vários restaurantes e mesas com cadeira e guarda sol. Além de lugares para aluguel de equipamentos para mergulho. Um conjunto de pé de pato + snorkel custou 10 dólares (você pode ficar o tempo que quiser).

Aproveitamos para nadar um pouco e conhecer as tão famosas barreiras de corais.

Além das praias, dentre as atrações do parque temos o Farol Celarian, a lagoa com crocodilos (sim, isso mesmo) com sua torre de observação e a El Caracol (uma pequena ruína maia).



O farol foi construído em 1901 e, além de mirante, funciona como museu naval.

Só se prepare para as escadas!!! São bem extensas, mas já digo que todo esforço vale a pena




Aproveite para desfrutar da vista panorâmica que o Farol fornece, sendo possível analisar os dois cenários que se formam: a lagoa onde ficam os crocodilos (à esquerda) e o mar exuberante (à direita).




Por fim, como já não tínhamos tempo, deixamos uma hora para andarmos pelo centrinho da cidade e ver as lojinhas de souvenir, e claro, comer mais comida mexicana e desfrutar dos maravilhosos drinks com tequila!!!



 Ah, Cozumel, que saudades!!!!

Um beijo e até a próxima.



Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.