O calçado ideal para Machu Picchu

20:00


Escolher calçados adequados para uma viagem de aventura é um dos passos mais importantes do seu planejamento, afinal, trata-se de um artigo essencial para que a caminhada seja realizada com conforto e segurança.

Saber qual o tipo de calçado utilizar em Machu Picchu gera constantes dúvidas, muito pela possibilidade de surgir chuva em qualquer momento do ano, até mesmo na época da estiagem.

Para quem vai fazer a trilha inca, essa recomendação deve ser levada mais à risca, pois apesar de ter muito calçamento, também tem enormes escadarias de pedra, cascalho, terra batida e muita lama, principalmente, quando o tempo está chuvoso. Detalhe, não conheço ninguém que tenha feito e não tenha comentado que pegou muita chuva!!! 💦

Porém, as opiniões quanto aos melhores modelos nunca são unanimes. Existem os Hiking Shoes, que são espécies de tênis de caminhada, sendo geralmente opções mais leves, confortáveis, flexíveis e maleáveis, ideais para trilhas litorâneas, transpassar rios e para pequenas caminhadas.

Existem também as Hiking Boots, que são as botinhas, sendo uma ótima opção para principiantes que necessitam de suporte e estabilidade para andar. Por terem um cano mais longo protege o tornozelo, sendo, portanto, mais seguras do que os tênis e, por isso, são utilizadas para práticas mais difíceis, longa e em terrenos mais acidentados.

Todavia, as desvantagens de alguns modelos é o peso, que acaba gerando certo desconforto, pois quem não está acostumado provavelmente sentirá certa dificuldade ao andar.

Dessa forma, a escolha do calçado depende da complexidade da trilha que irá fazer, devendo-se levar em consideração a real necessidade.

Para quem não for se aventurar na trilha inca e escolher fazer apenas a cidade de Machu Picchu, sem subir a huayna picchu, um tênis o qual já esteja normalmente habituado será uma excelente escolha, pois apesar de ter várias subidas, o local não exige um sapato mais técnico e multifuncional.

Caso você queira realmente investir em uma bota que aguente o tranco e os mais variados tipos de terreno é importante pesquisar um pouquinho, pois temos muitas opções no mercado, inclusive nacionais, com vários modelos e valores.

Alguns optam pelos tradicionais calçados Timberland, outros pelas botas Salomon, The North Face, MacBoot, Caterpillar, EcoSafety, Collumbia, Bull Terrier e Quechua (citei as que considero melhores).

Eu escolhi as botas da Timberland, em dois modelos: a Yellow boot e Trail Valley.


A Trail Valley é uma bota extremamente confortável por ser confeccionada em couro premium na parte superior, bem como por contar com um forro interno reforçado e acolchoado no calcanhar. A bota é simplesmente fantástica, super-resistente e, apesar de não ser impermeável, combinada com meias adequadas, pode te permitir usá-la em climas quentes e frios sem ter problemas com a umidade externa ou a interna, além de permitir uma boa transpiração.

No quesito beleza, ela é ok, não acho a mais bonita, mas é discreta e combina bem com vários looks e ocasiões.


A Yellow boot é a pioneira da Timbeland e a mais estilosa, disso ninguém discute. Cai bem com absolutamente tudo! É super linda e tem várias cores, além do amarelo.

Tendo sida desenvolvida para os lenhadores no Estados Unidos na década de 70, a bota é 100% impermeável e com uma durabilidade sem igual, feita para aguentar o trabalho pesado.

A desvantagem é que, por causa da resistência, leva um tempo para você amaciá-la, podendo se tornar um pouco desconfortável, rígida demais e pesada. Todavia depois de maciá-la vai proporcionar muita segurança e conforto ao seu caminhar.

É uma bota que suporta qualquer parada e limpá-la é uma tarefa simples: basta um bom jato de água (somente na parte externa e secar na sombra).

Vale lembrar que mesmo que se use uma bota impermeável, é importante usar roupas também impermeáveis para evitar entrar água por cima, caso contrário, ela vira uma piscina e não seca por nada desse mundo.



Dicas da Lu

– As botas de trilha são mais duras do que calçados tradicionais, portanto, caso queira adquirir um especificamente para a sua viagem, compre com bastante antecedência, pois é muito importante que você amacie sua bota antes. Caso contrário, isso te trará muita dor de cabeça e bastante calinhos nos pés.

– Ao experimentar sua bota, procure utilizar uma meia mais grossa, assim você vai testar se ela machuca seus dedos ou se o tamanho está certinho.


– Evite usar botas em voos longos, já tive péssima experiência de tirar o calçado e depois não conseguir colocar de jeito nenhum!!!



Beijos e até a próxima!

Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.