Como chegar em Machu Picchu: trem e ônibus

05:11


Chegar no tão sonhado santuário sagrado dos Incas te exigirá uma programação prévia, visto que a logística aplicada para conhecer o lugar requer uma série de baldeações entre lugares diversos que, por si só, já é uma verdadeira aventura.

Começando por Lima, já que não existe voo direto até Cusco. Então, necessariamente você terá que fazer uma parada na cidade, mesmo que breve. Chegando em Cusco, terá que ir até Águas Calientes (comunidade mais próxima) e de lá seguir viagem até Machu Picchu.

Dá para perceber que não é uma viagem das mais simples, muito por não te possibilitar um acesso direto. Por outro lado, é um prato cheio para os viajantes de plantão, que aproveitam para colocar essas outras cidades e diferentes passeios no roteiro.

Não é sempre que se tem a oportunidade de conhecer uma das 7 maravilhas do mundo moderno, então, todo esforço vale a pena!

É sempre bom lembrar que Peru não se resume a Machu Picchu, o país é repleto de diversidade e lugares para explorar, a cidade dos incas é apenas a cereja do bolo, acredite!!! Caso você dimensione bem o tempo, dá para fazer muita coisa.

Você conseguirá chegar em Machu Picchu de duas formas: trilha inca ou trem.

A trilha inca é uma das jornadas mais famosas do mundo, onde são percorridos cerca de 40 km, durante, em média, 4 dias. A graça desse passeio é que tem muita coisa pelo caminho, outros sítios arqueológicos, além de ser um verdadeiro retiro espiritual.

ATENÇÃO: PARA FAZER A TRILHA INCA É NECESSÁRIO ACOMPANHAMENTO DE GUIA E PRÉVIO AGENDAMENTO.

Mas, para quem não dispõe de muito tempo, ou quer algo mais nutella e menos raiz, a opção é ir de trem (não julgando, pois eu fui).

Para você que optar por ir de trem, existem três opções de estações:

  • Poroy: Cidade bem próxima a Cusco (cerca de 20 minutos);
  • Ollantaytambo: Uma cidade incrível que faz parte do Valle, e de onde normalmente saem as pessoas que vão pernoitar em Aguas Calientes (nossa opção de partida).
  • Urubamba: menos procurada pelo turista que quer visitar Machu Picchu.
Deixamos as malas no hotel em Cusco e saímos para fazer o Valle Sagrado com apenas uma mochila, contendo uma muda de roupa para pernoite e outra para o dia seguinte de Machu Picchu. Deixamos nossa última parada a cidade de Ollantaytambo, onde pegamos o trem para Águas Calientes.


Ollantaytambo

Assim, economizamos no transfer, pois aproveitamos o próprio passeio para desembarcar onde queríamos. No passeio pelo Valle incluímos também algumas feirinhas próximas e Pisac.

Você pode fazer o percurso até o Ollantaytambo por táxi ou por meio de algum operador turístico, que facilmente se pode contratar na Plaza de Armas em Cusco. 

👌SUGESTÃO: NÃO LEVE MALAS, DIMENSIONE O QUE FOR PRECISO LEVANDO SOMENTE O QUE FOR ESSENCIAL. ASSIM, VOCÊ ECONOMIZARÁ TEMPO, DINHEIRO E COLUNA, RS.


As passagens para o trem devem ser compradas com antecedências, e são duas as empresas que operam a travessia até Águas Calientes: a Peru Rail - mais antiga - e a IncaRail - a que fomos.



A estação da Inca Rail é super arrumadinha, com sala de espera e lanchonete. Os trens são novos e têm várias opções de categoria (executivo, primeira classe e presidencial). A viagem dura, aproximadamente, uma hora e quarenta minutos.




🙋 É importante ressaltar que os trens de POROY só saem entre os meses de maio a dezembro, pois os restantes (janeiro a abril) a estação fica fechada por razões de segurança, visto o grande volume de chuvas.



Lanche delícia: Chá de amêndoas e biscoitinhos
As acomodações são bem confortáveis

A VIAGEM NÃO PARA POR AÍ:

De Aguas Calientes até Machu Picchu são cerca de 9 km a percorrer. Tal percurso pode ser feito a pé, ou mediante um ônibus habilitado que saem a cada 10 minutos a partir das 5h30 da manhã (SUGIRO CHEGAR BEM CEDO E SAIR NA PRIMEIRA LEVA).

O percurso parece longo, mas cada etapa é uma experiência única e mágica, onde você terá a oportunidade de conhecer a cultura e legado incaico.

😉Vale a pena fazer a pé? Olha, eu não aconselho, visto que para isso você terá que acordar bem mais cedo que o normal para conseguir chegar a tempo no Santuário e aproveitá-lo vazio. Além do mais, caso você queira fazer a montanha de huayna picchu, sugiro economizar esforços!!! A estrada até Machu Picchu é só subida, então aconselho realmente ir de bus.

COMO/ONDE COMPRAR A PASSAGEM DE ÔNIBUS ATÉ MACHU PICCHU:

A cidade de Aguas Calientes é pequena e se move basicamente em razão do turismo, por isso você não terá muita dificuldade de encontrar a bilheteria do ônibus.

Ela fica ao lado da estação de trem e em frente à uma ponte. Não há necessidade de comprar com muita antecedência, compramos, por exemplo, no dia anterior ao passeio. Atente-se apenas ao horário de funcionamento da bilheteria: 5h – 21h.

ATENÇÃO: Em período de alta temporada (junho, julho e agosto), pode-se encontrar uma fila enorme para comprar os bilhetes de ônibus. Portanto, existem outros lugares que você poderá encontrá-lo:
·         Av. Infancia 433 – Wanchaq; 08:00 h – 12:45 h e 15:00 h – 18:00 h.
·         Av. El Sol 380 – Banco Interbank; 09:00 h – 13:00 h e 14:00 h – 18:00 h.


IMPORTANTE: A compra de bilhetes é pessoal e intransferível, e somente pode ser feita com o passaporte ou DNI (documento nacional de identidade).



O PREÇO DO TREM FICA A PARTIR DE 67 DÓLARES (IDA E VOLTA). JÁ O ÔNIBUS FICA EM TORNO DE 70 REAIS.


Beijos, e boa viagem!!!

Você pode gostar também

3 comentários

  1. Oi, tudo bem??

    Quando vcs foram para Machu Picchu foi através de alguma agencia de viagem?? Vcs tem alguma para indicar?
    amei o texto <3

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!! fechamos tudo por fora!

      Mas alguns passeios em cusco eu fechei com uma agência chamada Soncco Tours. Fiz a montanha do arco-íris com eles e amei!!

      https://www.machupicchu-travel.net/maras-moray

      Que bom que gostou!!! Beijão

      Excluir
  2. Olá, pode dar mais informações sobre o transporte no caso do trem e ônibus em que distância do parque eles levam os turistas?

    ResponderExcluir

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.