Sirmione - Um paraíso banhado pelo Lago di Garda

06:15


Banhada pelo tão famoso Lago di Garda, Sirmione desperta encanto desde à primeira vista.

Nossa visita à Sirmione não foi nenhum encontro marcado, não tínhamos colocado-a previamente no roteiro, mas como estávamos com o tempo largo, resolvemos dar uma esticada e conhecer mais a região dos lagos da Itália. E foi uma surpresa, um dos locais mais incríveis que visitamos!



A sua proximidade à Verona (40km) te possibilita cogitar até um bate e volta, apesar de achar um pouco cruel, pois essa cidade merece muito mais que algumas horinhas. Mas, com um dia inteiro e uma pernoite é possível conhecer bastante coisa!



O Lago di  Garda está localizado entre o Trentino, Veneto e Lombardia,  compreendendo várias cidades, como exemplo, Peschiera del Garda (que também conhecemos), Desenzano, Lonato, Padenghe, Moniga, Limone,  e muitas outras... 


Sirmione é uma cidade bem antiga e, por muito tempo, foi o local queridinho das famílias ricas de Verona.  Na época do império romano, era muito conhecida por ser um SPA de águas termais.

Apesar de, na época, estar acontecendo um grande evento de corridas de carros antigos, a cidade não estava cheia e foi super fácil encontrar hospedagem mesmo sem prévia reserva. 


Os preços por lá são bem justos, nada comparado as cidades mais turísticas da Itália.

Vista incrível da sacada do Hotel - dava pra assistir de camarote a corrida
O QUE FAZER:


A cidade não é nada grande, então dá pra fazer praticamente tudo a pé.

A Rocca Scaligera é, sem dúvidas, o principal ponto turístico da cidade, sendo um imponente edifício romano que, posteriormente, foi reformulado para servir de fortaleza, tendo em vista a sua localização estratégica na parte estreita da península.


O maior barato é observar da varanda central o grande espelho d' água natural repleto de carpas e outros peixinhos, que, em razão da transparência das águas do Garda, podem ser visto como se "flutuando" na superfície.


A Grotte di Catullo, apesar do nome, não se trata de uma gruta, mas sim ruínas romanas, as maiores já encontradas no norte da Itália. Para entrar nas ruínas paga-se uma taxa de cerca de 5 euros.


Os vestígios remontam uma comunidade de mais de 1.500 anos, tendo restado apenas paredes e colunas. A finalidade da construção, aparentemente, parecia ser para comércio, contendo também espaços reservados para as termas.



Andarilhar pelo centro histórico da cidade, e aproveitar as incontáveis gelaterias e restaurantes da região é um excelente passeio.



Não tem como ir à Itália e não se acabar no Gelato.

A minha dica de restaurante é o "RISTORANTE L'INCONTRO", que foi um verdadeiro achado!

Buscando dicas de restaurantes do Tripadvisor encontramos esse que era bem próximo ao hotel que ficamos, e constava uma excelente nota, então, resolvemos arriscar. 

Minha melhor experiência com polvo na vida. Ele era cozido a vácuo em baixa temperatura, com um molho delicioso de espinafre.
E foi fantástico: instalação aconchegante, comida excelente, carta de vinhos vasta e atendimento de primeiríssima.



De tanto trocamos conversa com a garçonete, acabou que ela simpatizou demais com a gente e resolveu dar até uma sobremesa de cortesia, além de dois shots de grapa da Sicília, que segundo ela, era a melhor de toda a Itália (e era muito boa mesmo).

Sempre optávamos por experimentar algum vinho da região.

Mas prepara o bolso, pois comer bem na Itália não é nada barato!!

Veja também:

1 - ROTEIRO COMPLETO POR VENEZA;


- ROTEIRO COMPLETO POR VERONA; e

3 - ROTEIRO COMPLETO POR BOLZANO.

Beijos e até a próxima! 

Por Luana Szpilmann.

Você pode gostar também

14 comentários

  1. Que surpresa boa! é tão bom quando temos tempo e conseguimos conhecer lugares que não estavam programados, quando é um encanto entao, melhor ainda! adorei o post!!!!

    ResponderExcluir
  2. Itália é sempre uma saudade no peito... Não conheci esse cantinho, que parece lindo, mas já fica anotado pra próxima ida! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Amo esse estilo de cidade mais antiga, muito linda. Foi uma grata surpresa, né? Não conhecia e adorei saber sobre esse lugar. Estarei indo a Europa próximo ano e quem sabe não incluo no meu roteiro? Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer uma viagem pela Europa ano que vem com meu marido e estamos decidindo ainda o roteiro...muito difícil escolher os destinos, mas Itália está na lista. Adorei essa cidade, parece muito charmosa, vou tentar colocar no nosso roteiro :)

    ResponderExcluir
  5. Que cidade mais charmosa. A paisagem é linda. Deve ser incrível estar nesse lugar. Gostei das dicas e do Gelato, devia estar uma delícia hehe. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar, ad construções dela lembram a vizinha Verona, mas achei mais encatadora devido ao contraste de cores com o Lago di Garda! Adorei a cidade ;)

    ResponderExcluir
  7. Meu sonho conhecer a Itália e cada vez mais descubro lugares incríveis para colocar no roteiro, essa sua dica de lugar com certeza já está anotada, gostei do clima pacato de cidade medieval nas fotos

    ResponderExcluir
  8. Gente, que lugar mais encantador! Nao tinha ouvido falar dessa cidade, mas ja amei! Esse “castelo” banhado por essa agua cristalina cheia de peixes, que charme! Super medieval! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  9. Que lugar lindooo!!! Nunca tinha ouvido falar de Sirmione, como é bom a gente se surpreender com lugares novos né?? Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  10. Genteeeee.. Sem palavras! Fiquei apaixonada por essas fotos. Não sabia que esse lugar era tão bonito! Amei suas dicas! Dicas com fotos assim só deixam a gente ter mais vontade de conhecer né? Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Acho sensacional esses passeios sem programação, as vezes são os mais incríveis da viagem toda né? rs.. Adorei conhecer esse achado, o Paulinho é doido para explorar a Itália vou passar pra ele mais um lugar pra conhecer. Adoreii bjs

    ResponderExcluir

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.