Lima - A Capital Peruana
06:24Para alguns, a cidade não passa de mais uma megalópole caótica e cinza. Já para outros, conhecer Lima torna-se algo até despretensioso, que só vem a ocorrer devido à conexão quase que obrigatória para Cusco, o start de quem quer conhecer Machu Picchu.
Porém, não se deixe levar pela primeira impressão!!! 💞
A capital peruana é cheia de cores, cultura e sabores, sem contar da hospitalidade incomparável do seu povo.
O QUE FAZER:
1 - ANDAR POR MIRAFLORES
Apesar da aparente sensação de tempo nublado, “guarda-Chuva” é artigo totalmente dispensável, pois lá não se costuma chover. O trânsito é um pouco caótico, verdade, mas é o responsável por te despertar a vontade de fazer o máximo de coisas a pé, sendo aí que mora o encanto.
Caminhar por lima é se encantar com cada pedaço da cidade!
Um dois bairros mais organizados e repleto de atrações de Lima é o Miraflores (inclusive um dos melhores locais para se hospedar).
Em Miraflores, você encontrará diversos parques, sendo uma região bem limpa e arborizada.
Parque Kennedy
O Parque Central de Miraflores também é chamado popularmente de "praças dos gatos".
Sim, isso mesmo!!! Há centenas de gatos soltos e criados de maneira comunitária.
Os gatíneos🐈 recebem diariamente carinho dos turistas e demais pessoas que visitam a praça. Apesar do governo peruano não incentivar a prática do abandono de animais, ainda é triste a situação por lá, tendo em vista que o número de gatos cresce diariamente.
LARCOMAR
É, sem dúvidas, uma das grandes atrações de Lima. O shopping Larcomar fica à beira do Oceano Pacífico e rende um belo view da cidade.
O local é um excelente centro de compras, tem alguns restaurantes, e me fez lembrar bastante de um Shopping aqui de Brasília: o Pier 21 (a ideia é a mesma, só que ao invés de mar é lago. Já fica a dica para quem for a Brasília). 👀
Que o Urso Paddington é um personagem clássico da literatura infantil todo mundo já sabe, e sua história é tão popular que virou até filme, mas o que talvez muita gente não saiba é que o ursinho nasceu no Peru.
O Miraflores Boardwalk é um parque infantil construído em 2015 para comemorar os laços entre o Reino Unido e o Peru (habitat natural do ursinho na trama).
É para criança de todas as idades!!! 😅
Gigantesca escultura denominada de "O Beijo" pelo Artista peruano Victor Delfin |
É até difícil eleger um parque preferido em meio a tantas opções que Lima oferece. Mas o Parque do Amor, não sei se pela temática, ganhou meu coração. 💜
Também localizado em Miraflores, é parada OBRIGATÓRIA.
O Parque teve sua fundação no ano de 1993, sendo um espaço não só para os casais apaixonados, mas para todos que querem apreciar o pôr-do-Sol na companhia da bela vista do Oceano Pacífico.
Sabe as ruínas em meio à cidade que eu comentei no início do post?! Então, Huaca Pucllana é um sítio arqueológico que impressiona com as suas construções piramidais.
Até ser descoberto, o local era encoberto de areia e, pasmem, as pessoas praticavam motocross nas "dunas", o que levou a destruição de boa parte do complexo.
Hoje, o local passa por uma grande restauração, porém ainda guarda cerca de 70% das suas características originais. O suficiente para se ter ideia da grandiosidade e inteligência que tinha o povo que lá viva (os chamados limas).
➽ A entrada custa 12 novos soles. E o horário de funcionamento é de Quarta-feira a Domingo.
2 - PRAÇA DE ARMAS
É o local mais icônico de Lima e onde começou a sua fundação.
Na época que fomos, estava bem cheia em razão da celebração do Corpus Christi, que, por sinal, foi muito linda de assistir.
Vários países, com predominância católica, possuem a tradição de confeccionar tapetes coloridos para enfeitar as ruas por onde passam as procissões dessa tradicional festa religiosa.
Essa festa é comemorada entre os meses de maio a junho. Vale muito a pena ir nessa época pra lá.
A partir da Praça de Armas é possível conhecer outros pontos turísticos do centro, como a Catedral, a Igreja de São Francisco e o Palácio do Governo.
3 - PRAÇA DE SAN MARTÍN
Da Praça de Armas você consegue tranquilamente ir a pé até a Praça de San Martín, que foi construída para celebrar a independência do país.
4 - MUSEU LARCO HERRERA
Diria que o museu Larco é um pré-requisito para você conhecer Cusco e Machu Picchu e, ainda iria além, é um dos melhores museus que tive a oportunidade de conhecer.
São milhares de peças dividias em diversas galerias temáticas, além de um grande acervo "guardado", mas que é exposto também aos visitantes.
O local consta com objetos incas e pré-incas, e entre as galerias que mais chamam atenção estão a de artefatos em ouro, bronze e prata, bem como a coleção de vasos em cerâmica fálicos. 🙈
A ornamentação e o jardim impecável é um espetáculo à parte.
Aproveite para sentar no restaurante que fica no jardim e experimentar o Tres Leches, simplesmente divino.
5 - BARRANCO
O bairro é recomendado como point de restaurantes e pela "Ponte dos suspiros" que assim como o Parque del amor inspira os enamorados.
6 - SE ESBALDE NA CULINÁRIA FANTÁSTICA
Essa é uma das partes que mais gostei na viagem ao Peru. A gastronomia peruana é considerada uma das melhores do mundo, e é mesmo!
É uma culinária bem diversificada, que mescla a sua tradicional com a espanhola.
Variada, com muito peixe, frutos do mar, batatas e milho, a culinária do Peru vive o seu auge e tem pratos que são apreciados pelo mundo todo.
Esse é um item tão especial da viagem que merece um post específico!
Tivemos a oportunidade de visitar o conceituado restaurante Central, que tem como chef ninguém mais e ninguém menos que o Virgilio Martinez um Michelin starred, bem como uma das melhores cevicherias de Lima (A La mar).
VEJA:
LA COCINA PERUANA
0 comentários