Bolzano: um pedacinho da Áustria na Itália.

07:29

Duomo di Bolzano
Bolzano é simplesmente um pedacinho da Áustria na Itália e, devido à essa característica, é capaz de atrair e agradar uma diversidade enorme de turistas!

Lá, você visivelmente consegue identificar dois estilos de vida: o do norte-europeu, e outro mais mediterrâneo. Essa misturinha é o ingrediente perfeito para tornar esse lugar um dos melhores a se habitar na Itália! 💓

A sensação quando se chega é de ter sido teletransportado para a Alemanha ou Áustria sem perceber.

A região onde se situa Bolzano, Trentino Alto Adige, já pertenceu à Àustria, e é por essas razões que os idiomas oficiais são tanto o italiano quanto o alemão (apesar de haver predominância desta última língua).

Suas ruas totalmente limpas e arborizadas passam a percepção do verdadeiro compromisso dos seus habitantes com sua preservação.



Falando nisso, Bolzano oferece uma diversidade de trilhas para fazer, desde para os mais aventureiros aos que só querem andar um tiquinho sem se afastar da cidade.


A cidade é toda cercada por Alpes (os famosos dolomites) sendo muito procurada por quem gosta de montanhismo. 

O seu centro é uma verdadeira graça - Piazza Walther, onde é possível encontrar uma quantidade enorme de cafés, lojas e restaurantes.

COMO CHEGAR:

AVIÃO ✈ -  Você não encontrará voos direto do Brasil, pois o aeroporto de Bolzano somente recebe voos domésticos, então terá que partir de algum lugar da Itália.


CARRO  🚗 - De Milão (300 km) ou de Veneza (250 km), utilize a A4 até Verona e em seguida a A22, passando por Trento. De Trento (60 km) utilize a A22.

E a melhor opção - TREM 🚂 
Saímos de Verona para Bolzano (nossa terceira parada do mochilão de lua de mel pela Itália). 
Dos outros pontos da Itália, exceto Trento, você terá que fazer baldeação em Verona, pois não há trem direto para lá, justamente por ficar muito ao norte!

O QUE FAZER:

1° FUNIVIA DEL RENON 

É possível realizar um passeio em uma espécie de bondinho (Funivia del Renon) até Sopra Bolzano.

O transporte sai com certa regularidade, e são mais de 10 minutos de subida no bondinho, mas isso não é um problema! A cada deslizar do bonde é uma sensação! 


A Funivia del Renon te levará a uma Bolzano diferente, e bem mais germânica, com ótimos lugares para tomar um café e saborear uma strudel de maça, na bela companhia dos Alpes!


O valor da ida e da volta é de 10 euros.



Adquirindo o Ritten Card você também terá direito a um trem, que leva até Collalbo, dando acesso a várias trilhas, inclusive para ver as Pirâmides da Terra (Rittner Erdpyramiden).



Em apenas alguns minutos, você já estará desfrutando do ar puro das montanhas.


Bem logo na estação, encontrará pessoas vendendo produtos da região, como espumantes, vinhos e geleias.




Com mais alguns minutinhos de trem, você chegará em Collalbo, a principal cidade de Renon.

Lá, é possível encontrar vária lojas, cafés, bem como chegar a alguns dos mais belos passeios e trilhas da montanha de Renon.  


Iniciamos a trilha para conhecer as famosas pirâmides da terra.




A cada pedacinho do caminho dava vontade de parar e registrar, pois o local parece ter sido retirado das fábulas encantadas!!! 

você não encontrará dificuldades com as trilhas, o lugar é super bem sinalizado.
Com direito a várias belezas pelo caminho
As famosas pirâmides da Terra - são erosões em forma de torres rochosas
Olhas as Dolomites ali atrás *.*
DIQUINHA IMPORTANTE: leve um agasalho, o clima muda bastante ao chegar nas montanhas. Eu saí despreocupada para o passeio, já que estava bem quente, mas esqueci dessa questãozinha... De que íamos subir mais de mil metros.. E a saída foi? Encarar que frio é uma questão altamente psicológica! hehe  



2° MUSEU ARQUEOLÓGICO DO TIROL DO SUL 




O Museu Arqueológico do Tirol do Sul está localizado no centro histórico de Bolzano, e sua principal atração é o homem encontrado no gelo, chamado de Ötzi. 




Por lá, é possível ver em detalhes tudo sobre o "homem das neves", como o seu perfil médico e antropológico, além dos traços das roupas e armas por ele utilizadas.

O mais interessante disso tudo, é que a múmia possui mais de 5000, e ele foi descoberto por acaso, em 1991, em estado de perfeita conservação. 

É uma réplica da múmia, a de verdade não pode ser fotografada.  Mas segundo a imagem antropológica, trata-se da múmia de um homem, com cerca de 160 cm de altura, e , aproximadamente, 46 anos.
3° ROTA DOS CASTELOS 




Em razão da sua localidade, a região do Alto Adige sempre teve que se defender das invasões, em meio as disputas territoriais. E é por essas razões, que o território é repleto de Castelos/Fortes.





Na nossa visita, passamos para conhecer o Castel Roncolo. 




Não se sabe ao certo se era um Castelo ou uma Fortaleza, porém é bastante conhecido por seu extenso ciclos de afrescos.




Eu simplesmente adorei esse passeio! É uma volta ao tempo para o período medieval.

Quer mais dicas da Itália?

Veja também:

1 - ROTEIRO COMPLETO POR VENEZA


2 - ROTEIRO COMPLETO POR VERONA


Beijos, e até a próxima!!

Por Luana Szpilmann.

Você pode gostar também

12 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar nessa cidade, achei muito limpa e organizada, assim como os austríacos neh? rs Um belo achado na Itália. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Pelas fotos deu para perceber a influência da Áustria nessa cidade. Muito gostosinha para passear. Subir as montanhas deve ser um belo passeio. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Que legal saber um pouco mais sobre Bolzano, não conhecia absolutamente nada sobre esse lugar! E parece lindo viu...

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Adorei o post! Não conhecia nada sobre Bolzano e fiquei encantada com as fotos que tirou. Já quero visitar :)

    ResponderExcluir
  5. Que charme de cidade! Linda demais. Eu não sabia sobre Bolzano. Já gostei e pretendo conhecer! Hahah. Parabéns pelas fotos é muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei viajar pela Itália e me surpreendi muito com a Áustria, imagine juntando as duas? Muito charme essa cidade, esse clima. Não conheci Bolzano, mas acho que ja devo acrescentar a minha listinha =)

    ResponderExcluir
  7. Que diferente essa cidade,achei o máximo combinar a Itália com a Áustria... Fiquei com vontade de conhecer esse lugar! :D

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia Bolzano, mas me pareceu um destino incrível e bem diferente do que costumamos ver da Itália. Já anotei aqui para conhecer quando for visitar a Europa.

    ResponderExcluir
  9. Eita q lugarzinho mais fofo! Nunca tinha ouvido falar e já adorei!!!! Parabéns pelo post e pelas informações

    ResponderExcluir
  10. Uma surpresa esse lugar, não conhecia nadica. Adorei viajar com você, esse passeio em clima medieval é uma boa pedida, gosteiii. Dica anotada beijos

    ResponderExcluir
  11. Que lugar encantador, nunca tinha ouvido falar! Adoro passeios medievais, então amei a Rota dos Castelos ❤️

    ResponderExcluir
  12. Que charme, que cultura linda, quanta beleza!
    Sou completamente apaixonada por lugares assim e esse eu sequer havia ouvido falar.
    Obrigada por nos trazer esse post delicioso.
    Abraços.

    ResponderExcluir

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.