Pirenópolis - GO
07:50Um dos símbolos e atrações turísticas da cidade são essas estátuas do Astrogildo (que reproduzem os mascarados durante as Cavalhadas da festa do divino). |
Ponte Velha - A ponte sobre o Rio das Almas foi construída entre 1899 e 1903. |
- Onde ficar
Pousada Casa Grande |
- O que fazer
Restaurante e Cachaçaria do Dill - Comida muito boa e cerveja gelada, além de várias opções de Cachaças (que nem preciso dizer que amo, né?!) |
Restaurante Dona Cida - Comida típica goiana, com direito a arroz com pequi e galinhada caipira. |
Cafeteria Pé di Café - Lugar maravilhoso! |
Considerada a capital das joias artesanais em prata e pedraria, não tem como não se apaixonar pelas peças. Além das incontáveis lojas, na pracinha tem uma feirinha alternativa (com preços mais em conta), onde é possível encontrar várias bijuterias e artigos para decoração.
Atrativos Naturais
![]() |
Mapa extraído do Google |
Ótimo local para levar as crianças, pois o poço da cachoeira é bem rasinho, e ainda consta com excelente estrutura – churrasqueiras, duchas, quiosque e banheiros.
A ida até a Cachoeira do Rosário vale super a pena. A propriedade onde fica a cachoeira é de uma beleza única, que a cada pedacinho da trilha é uma sensação ímpar.
Chegando-se lá, você já se depara com um chalezinho rústico, que cativa os olhos com o seu sutil charme.
Além da Cachoeira, o local tem várias piscinas naturais, alguns mirantes e uma gruta.
Uma das piscinas naturais a caminho da Cachoeira do Rosário |
Entrada para a Gruta |
Ao fazer a trilha de volta você encontrará vários outros poços |
A mais longa é denominada de Trilha do Vale (2,5 km), que tem como atrativos os mirantes, 4 cachoeiras, além de uma piscina natural e o acesso a grande ponte.
Cachoeira do Sossego |
15 comentários
aah que charme Pirenópolis! Não conheço e fiquei com vontade de pegar um feriado prolongado e ir.. adorei o post
ResponderExcluirOlá! Sempre tive vontade de conhecer a cidade e suas cachoeiras, mas a distância do RJ faz com que tenha que ser uma viagem mais bem planejada e com mais tempo para mim. Você mencionou o carnaval, considera os 4 ou 5 dias o suficiente para conhecer o lugar? Sabe dizer se a cidade e principalmente as cachoeiras ficam muito cheias nessa época? Ou seja é valido ir no carnaval mesmo? Pois pelos dias seria um otim feriado para mim...
ResponderExcluirOlá! Como todo feriado as cachoeiras tendem a ficar mais cheias, mas tem muitas atrações na cidade, além do charme das festas de rua também. Então, depende muito do seu perfil e o que espera da cidade. Se não se incomodar muito com as atrações um pouco mais cheias, acho super válido ir no carnaval. Eu tbm não tenho muitas férias, e acabo sempre usando um recesso prolongado pra conhecer os locais. E olha, tenho gostado bastante. Nessas épocas, algumas precauções, como reservar carro e pousada com antecedência, é sempre bom ;)
ExcluirQue delicia ler post sobre essa cidadezinha histórica! Frequento desde que sou criança e sempre fui apaixonada... Muito legal e ótimas fotos!
ResponderExcluirCom meu marido, estavamos pensando em dar um pulo em Goiás visitar a família e falei de Pirenópolis, lugar onde ja passamos um dia o ano passado. Adorei essa parte "natureza"da cidade.
ResponderExcluirSe eu for voltar, qual mes aconselharia ?
Olá, Bruno, tudo bem?!
ExcluirPara aproveitar bem essa parte da natureza tem que evitar as épocas de chuva. Pois fica sujeito a trombas d'água nas cachoeiras. Esse período começa em outubro e se estende até meados de dezembro.
Mas até mesmo nessa época é possível aproveitar bem a cidade. Tem muitas opções de restaurantes, e o centro histórico é uma fofura!
Piri é puro charme. ❤️ A natureza sabe surpreender nesse lugar. Adorei seu relato! Super completo para na hora de planejar uma viagem à cidade.
ResponderExcluirAhh Piri está em minha listinha faz tempo, sou doida para conhecer. Pena que é mto longe de onde moro preciso de uma programação antecipada. Gostei da dicas, amo cachu e centro o centro histórico da cidade. Adorei o post,inclui no meu meu roteiro suas dicas bjs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse post caiu como uma luva. Estava com muita vontade de visitar a cidade e foi ótimo ler suas dicas. Alguns amigos já haviam me falado que é tudo de bom. Adorei a Pousada Casa Grande, vou tentar ficar por lá. Vi o comentário do Tiago e realmente fiquei curioso com a quantidade de dias. Acha que em um feriado menor do que o carnaval rola de conhecer bem as cachoeiras?
ResponderExcluirUns 3 dias já é suficiente para conhecer bastante coisa, ou até mesmo um final de semana. Tire um dia para as cachoeiras e outro para andar pela cidade.
ExcluirDá tranquilamente ;)
Essa cidade é um charme. Em cidades assim também prefiro ficar próxima ao centro histórico, viabilizando o máximo possível um roteiro a pé, para sentir o lugar. A natureza desse lugar é incrível, uma ótima pedida pra quem gosta, assim como eu, de ecoturismo.
ResponderExcluirEu simplesmente AMO essa cidade. Acho um charme! Posso inverter os papéis aqui? Posso te dar uma dica? Em sua próxima ida à Piri, tente tomar um brunch na fazenda Vaga-Fogo é o MELHOR café da manhã e almoço que eu já tomei na vida. Recomendo!
ResponderExcluirEu já ouvi falar muito bem mesmo!!! Da próxima vez eu vou com certeza! Obrigada pela dica
ExcluirEu já estava super afim de ir a Pirinópolis, agora estou looouca! Adorei a Cachoeira do Rosário , qual foi a sua favorita? Ouvi dizer que tem uns cafés coloniais em algumas fazendas,deve ser bacana, né?
ResponderExcluir