Aparecida do Norte

10:26



Traçada a nossa rota até Ilha Grande, o nosso primeiro ponto de parada foi para conhecer a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 

Apesar do Brasil ser um Estado Laico (que não adota uma religião oficial), há ainda a predominância do catolicismo, muito mesmo por questões históricas.

A primeira Constituição brasileira, denominada como Constituição do Império (1824), foi promulgada por Dom Pedro I com o bordão de “em nome da Santíssima Trindade” (Dai dá pra perceber que não era nada laico, não é mesmo?).

O catolicismo, então, por muito tempo foi a religião oficial e dominante. A Liberdade religiosa só veio a ser amplamente defendida com a Constituição cidadã de 1988.

Apesar de eu ainda considerar o Brasil em estado de "laicização", pois até mesmo no preâmbulo da nossa atual Constituição encontramos a expressão "promulgamos, sob a proteção de Deus" (o que será que os ateus acham disso?!). 

Sendo um dos símbolos da manifestação da religião no país, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil e, no mundo, perde apenas para as dimensões da Basílica de São Pedro no Vaticano (que ainda pretendo conhecer).

Na Basílica, é possível ver a imagem da Nossa Senhora que foi encontrada por pescadores no curso do Rio Paraíba, em 1717.




Em 12 de outubro, o Santuário recebe os devotos de Nossa Senhora, que vão em agradecimento ou em busca, através da fé, da solução dos seus problemas.  Configurando-se, portanto, como o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.


O Santuário estava bem cheio devido ao Natal, mas não podíamos deixar de fazer os nossos pedidos para o ano que está por vir.

Independentemente do cunho e da crença religiosa, cabe colocar na rota este lugar!!!! 

Feliz Natal, pessoal!


Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.