Cumbuco – Ceará

09:59

Terminada nossa estada na Capital Cearense, partimos para a Praia de Cumbuco, a queridinha brasileira do KiteSurf.A praia, localizada no município de Caucaia (litoral oeste), é umas das preferidas pelos turistas que visitam o Ceará. Fica, aproximadamente, a uma distância de 35 Km do Aeroporto Internacional de Fortaleza (acesso pelas CE-090 e CE-085).
trajeto do aeroporto

Fizemos o trajeto de carro, mas se pode chegar facilmente pela linha de ônibus local ou de táxi (R$100,00 aproximadamente).

São 15 quilômetros de praia larga, de areias limpas, sem rochas, água quente e, o melhor, sem aglomeração, o que permite desfrutar com tranquilidade das atrações e belezas locais.
Cumbuco é ainda considerada uma das melhores praias do mundo pelos praticantes do Kite e WindSurf. Podemos conferir um pouquinho das modalidades, já que chegamos exatamente na alta temporada dos ventos (julho a fevereiro), quando a cidade fica cheia de praticantes e pessoas interessadas em aprender o esporte. As dezenas de escolas da região (muitas delas localizadas dentro de hotéis e pousadas) organizam cursos básicos de kite para iniciantes de oito ou dez horas aulas, distribuídas em três ou quatro dias. Vale a pena reservar alguns dias de viagem e se aventurar no esporte ou apenas curtir o litoral e vislumbrar os pontinhos coloridos das pipas de kitesurfes sobrevoando a imensidão do mar cearense.

O local conta com uma diversidade de pousadas, hotéis e albergues ao longo de toda a sua extensão, atendendo todos os gostos e bolsos. Ficamos na Pousada Sexta Quadra.

O centrinho ou Vila de Cumbuco tem uma extensão de aproximadamente 1 km de largura de frente à praia e oferece uma excelente infraestrutura de lojas, barracas de artesanatos, restaurantes, bares, quiosques.
Uma diquinha maravilhosa para os loucos por gastronomia é o restaurante Muda, que mescla referências nacionais às receitas típicas da culinária cearense. Consta com um cardápio mega gourmet, ambiente rústico e agradável em que é possível comer ao ar livre… Super aconchegante.
Costelinha suína – Delíciaaaa!


As dunas e as lagoas fazem de Cumbuco um parque natural de diversões. O destino é repleto de atividades, como passeios de jangada, buggy, esquibunda, ou a cavalo.
No primeiro dia fomos conferir a Barraca Kite Lounge Club, que fica em frente à praia com acesso pela avenida dos coqueiros. Com boa estrutura, é um dos points dos praticantes do Kite que vem de Fortaleza e também pelos turistas. E ainda possui slackline para uso gratuito dos clientes.
No final do dia partimos em direção à Lagoa do Cauípe, cerca de 6km de estrada da Praia de Cumbuco, não queríamos perder o pôr-do-sol. Contudo, paramos um pouco antes, na primeira pequena lagoa que avistamos, cercada de quiosques de sapé à beira d’água. 

Ao subirmos em uma pequena duna ali existente nos deparamos com um local muito bonito e cheio de contrates: lagoa, dunas, vegetação, coqueiros e um pôr-do-sol de tirar o fôlego.
Duna de Cumbuco – Localizada um pouco antes da Lagoa do Cauípe.

Vista da duna *.*
No segundo dia, acordamos cedo e fomos visitar a Lagoa do Parnamirim, onde se pode desfrutar do famoso esquibunda. 
Lagoa Parnamirim























Em seguida, seguimos para o restaurante Velas do Cumbuco, localizado de frente à praia, pé na areia e umas das melhores infraestrutura de barraca de praia de Cumbuco, possui estacionamento gratuito e amplo, cardápio variado, duchas, massagens, atrações para toda família, como piscina, oferecendo ainda passeios de buggy, jangada, à cavalo e um cordial atendimento dos garçons. Na ocasião, optamos pelo passeio a cavalo.

Vista do restaurante – Velas do Cumbuco


Próxima rota: Jericoacoara.

Beijos, Beijos
Texto por: Renata Magalhães.

Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.