Arraial do Cabo - Região dos Lagos

10:02


O Rio de Janeiro me encanta demais, estou com a meta de ir desvendando cada lugar especial que faz parte deste Estado maravilhoso. Em abril desse ano, fui conhecer a região dos lagos (Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios).

Quem ainda não conhece Arraial do Cabo vou te dar alguns motivos para colocar esse lugar fantástico como sua próxima rota de viagem!

Quando se fala em praias paradisíacas já vem na memória aquele mar maravilhoso do Caribe, mas Arraial do Cabo não perde no quesito beleza, com dunas de areias brancas, vegetação exuberante, lagoas e as praias de mar cristalino (ótimo para a prática de mergulho).

O título de “O Caribe Fluminense” não foi dado à toa para este lugar. O mar de Arraial é especialmente lindo, confesso que me surpreendeu positivamente e foi além das minhas expectativas.

Então, prepare o coração para se deslumbrar ao avistar o colorido do mar e as praias incomparáveis de Arraial do Cabo.

  • Como chegar:

Chegando no Aeroporto Santos Dumont, alugamos um carro naquelas stands que ficam no aeroporto mesmo. Mas o trajeto pode ser facilmente realizado por ônibus (partindo da Rodoviária Novo Rio).

São 165 km de viagem, por, aproximadamente, 2h17min, atravessando-se a Ponte Rio Niterói (com acesso à BR 101 e depois à Via Lagos).

Não tínhamos muito tempo para conhecer tudo, já que fomos em uma quinta-feira à tarde e nosso voo de volta para Brasília era às 13h de um domingo e, ainda estava nos nossos planos conhecer Búzios.

 Assim, escolhemos os pontos cruciais e imperdíveis!

  • Onde comer:

Com relação aos restaurantes um, em especial, conquistou-me pelo paladar: O Bacalhau do TugaComida lusitana muito saborosa, bem servida e por um preço justo. Embora o cardápio não se restrinja a peixes e frutos do mar, tem opções com carne para os carnívoros de plantão.

Pedimos o bacalhau em natas nas duas noites que passamos na cidade, que classifico como perfeito !(quando a coisa é boa mesmo a gente pede bis).

  • Passeios imperdíveis:

Praia do Forno

É uma missão quase impossível classificar “a melhor praia” em Arraial do Cabo, já que todas são fantásticas, cada qual com suas peculiaridades. Mas na minha opinião, a Praia do Forno é uma forte candidata para o título de “queridinha”.

Localizada em uma enseada, somente é acessível através de trilha ou barco.




No caso em questão, optamos pela trilha, de fácil acesso e nível moderado (devido à longa subida), com percurso de 500m. Mas o visual para quem opta pela caminhada compensa qualquer esforço!


Praia dos Anjos

Ao longo da trilha é possível acessar vários mirantes e desfrutar de uma vista panorâmica e incrível da Praia dos Anjos (onde ficam ancorados os barcos de passeio e pesca).

E cada passo dessa caminhada é uma surpresa diferente, o lugar é de fato indescritível.


Ao longo dos 600m de extensão, a praia do forno alberga quiosques de comidas e de aluguéis de caiaques e SUPS.



Com o mar calmo e águas transparentes é um ótimo lugar para praticar mergulho. É possível observar a vida marinha, peixinhos e tartarugas são os principais habitantes!

Águas transparentes que variam do verde ao azul turquesa


Como a gente queria conhecer os lugares, mas não tínhamos muito tempo, resolvemos pegar uma escuna (logo que saímos da trilha, já encontramos um pessoal ofertando o passeio).


A saída dos passeios se faz pela praia dos anjos 

O passeio de barco foi R$ 50,00 (cinquenta reais) por pessoa e tinha parada nas principais praias (a descida era por meio de bote e ficava em média 30 minutos em cada). O roteiro era o seguinte:

  • Prainhas do Pontal do Atalaia;
  • Praia da Ilha do Farol;
  • Fenda de Nossa Senhora;
  • Gruta Azul;
  • Pedra do Gorila; e 
  • Praia do Forno.

Pedra do Gorila 

Fenda da Nossa Senhora -
Reza a lenda que o casal que se beija diante da fenda ficam juntos para sempre!!

Gruta Azul
Figueira que teria sido descrita por Américo Vespúcio - Praia do Farol

A Praia do Farol foi considerada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) como a mais perfeita do Brasil, isso considerando a transparência da água e a qualidade da areia.

Somente é acessível por barco e possui limite máximo de visitantes, para desembarcar por ali é preciso autorização da Marinha.


Praia do Farol

Outra praia que você não pode deixar de ir é a do Pontal do Atalaia, acessível tanto por barcos ou a pé. Lá tem aquela escadaria maravilhosa que já virou cartão postal dessa praia. Rende  belas fotos (torça pra conseguir encontrá-la vazia)!


Pontal do Atalaia


Voltamos ainda em tempo para aproveitar o pôr-do-sol. Lá tem dois pontos imperdíveis para poder apreciar a caída do sol.

Um deles é na praia grande, uma das praias mais extensas de lá. E o outro é no Pontal do Atalaia. 

Praia Grande

Recebemos uma dica da fotógrafa do barco do passeio que fizemos de que próximo a entrada do pontal tinha uma casa em construção e que o pôr-do-sol lá da laje era indescritível.


E foi assim que fizemos! 

Beijos, Beijos e até a próxima!

Texto: Luana S. Magalhães



Você pode gostar também

0 comentários

MAIS ACESSADOS

FANPAGE

AUTORAL

Todos os textos são autorais e estão assegurados pela Lei nº 9.610/98. Sendo proibida a sua reprodução total o parcial. Todas as fotos contidas nas postagens são autorais.